BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Open Banking: inovação para o sistema financeiro.


O mercado financeiro está mudando bastante e um dos fatores para isso é o open banking. Mas você sabe do que se trata? Quais são os benefícios e o conceito dessa mudança? Quais são os impactos nas empresas e para os consumidores? Quer saber tudo isso? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é open banking?

O open banking é uma proposta de padronização e integração de todo o sistema financeiro no Brasil. A ideia é construir um ambiente integrado, seguro e transparente para que a comunicação entre diferentes instituições financeiras se torne mais simples e eficiente. A tecnologia é o que possibilita tudo isso, otimizando todas as operações e processos necessários para colocar o conceito em prática.

Como a própria tradução livre do termo indica — sistema bancário aberto —, a ideia é democratizar e tornar todo o mercado financeiro mais transparente. A redução de custos é um exemplo de benefício para as instituições, assim como a maior autonomia para criação de produtos e serviços mais atrativos para os clientes finais.

Quais são os benefícios do open banking?

Mas, na prática, como o open banking vai modificar o cenário do mercado financeiro? Confira!

Custos menores

Com o open banking, o sistema se torna mais fluído para todas as instituições que quiserem fazer parte do ambiente. Assim, operações se tornam muito mais em conta para as empresas, o que acaba se refletindo em melhores resultados financeiros e, é claro, a possibilidade de cobrar menos dos consumidores finais.

Incentivo à modernização do setor financeiro

Ter informações mais completas sobre os clientes impacta diretamente no valor e na experiência que as instituições podem oferecer para ele. O objetivo é, dessa forma, criar produtos e serviços cada vez mais personalizados e relevantes para o consumidor. Sem achismos, tudo feito a partir da análise de dados e informações relevantes sobre o comportamento do público-alvo.

Segurança das informações

O vazamento de informações e dados sigilosos é uma dor de cabeça para muitas instituições. Afinal, um erro pode significar a perda da confiança de todo o mercado naquela empresa. Com o open banking, todo o sistema se torna muito mais seguro, proporcionando mais garantias para as instituições de que o seu sistema está sempre protegido.

Aumento da competitividade e transparência

Outro ponto positivo é o aumento da competitividade no mercado. Empresas que não têm uma base tão grande de clientes podem competir com as instituições mais dominantes. Como? A partir do acesso aos serviços e produtos que podem ser adicionados aos seus portfólios ou até mesmo com a análise de informações e detalhes sobre os consumidores.

Empoderamento do cliente

Esse cenário de alta competitividade também se reflete na oferta de preços mais atrativos para os consumidores. Ou seja, pegar um empréstimo para fazer o financiamento de um veículo, por exemplo, pode se tornar uma operação mais barata, já que mais ofertas estarão disponíveis. Em resumo, o cliente passa a acessar portfólios mais completos e com valores mais atrativos.

 

Quer saber mais sobre os impactos da transformação digital no seu negócio? Entenda como o a inteligência de dados pode ajudar a sua empresa!