Qual é a importância de construir um planejamento estratégico? Saiba agora! – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Qual é a importância de construir um planejamento estratégico? Saiba agora!


No mundo empresarial, existe um documento capaz de funcionar como uma bússola para os negócios: o planejamento estratégico. É ele quem determinará as ações a serem executadas e quanto recurso gastar para isso. Assim, todos os departamentos podem convergir para um mesmo cenário de crescimento.

Este artigo mostrará como isso é possível. Ao ler o texto, você entenderá melhor o conceito de planejar com inteligência, Verá porque isso é tão importante, afinal de contas e, por fim, saberá quais são as vantagens conseguidas por quem coloca em prática o planejamento em uma organização.

Pronto para a leitura? Então prossiga!

 

O que é um planejamento estratégico?

Ter um planejamento estratégico significa criar um caminho para tornar viável o alcance da visão de futuro de uma organização. É muito comum que gestores e líderes saibam onde querem fazer suas empresas chegarem, mas nem sempre o modo de percorrer esse caminho fica claro.

É o planejamento feito de forma inteligente (estrategicamente) que mostrará os passos a serem seguidos para alcançar o objetivo proposto. Por meio de definição de metas e etapas bem definidas, as ações a serem tomadas serão interconectadas visando o alvo da companhia.

 

Qual é a importância de ser guiado por um plano desses?

Imagine alguém fazendo uma viagem, só que sem saber qual é o destino e que caminho deve seguir para alcançar esse lugar desconhecido. Provavelmente nada nesse cenário dará certo, pois não existem objetivos a serem perseguidos.

Assim é uma empresa sem um planejamento estratégico, ficando “à deriva”. A importância desse plano está exatamente em direcionar recursos e esforços para atingir as metas traçadas. Cada departamento deve ser guiado pelo planejamento, pois assim os setores saberão o que fazer e quando fazer. Cada um contribuirá com sua parte para o bem maior da empresa.

 

Quais são as vantagens oferecidas por um planejamento estratégico?

Veja os principais benefícios proporcionados.

Maior vantagem competitiva

Infelizmente, várias empresas não são guiadas por um planejamento estratégico. Dessa forma, as companhias que o detém possuem larga vantagem no mercado. Ter um plano como guia das ações da empresa pode colocar uma organização em uma posição muito favorável frente às suas concorrentes.

Proteção contra mudanças de mercado

O mercado como um todo é muito dinâmico. Além disso, existem imprevistos que provocam guinadas repentinas e é preciso grande plasticidade para se adaptar. Empresas que contam com planejamento prévio estão menos susceptíveis a mudanças e podem se adaptar mais rapidamente, pois diversos cenários já são previamente desenhados e previstos.

Melhora a tomada de decisão

Nenhuma organização está imune a erros. No entanto, aquelas que contam com bons planejamentos podem corrigir suas falhas mais rapidamente, pois o processo de tomada de decisão é mais assertivo.

Ter um planejamento estratégico pode ser o diferencial de uma organização entre o sucesso e o fracasso. Assim, é recomendado estudar as técnicas e se estruturar antes mesmo de iniciar uma operação. Certamente o caminho traçado será percorrido de forma muito mais eficaz e os resultados atingidos trarão benefícios como aumento de lucro e crescimento contínuo.

 

Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais, aumentando o conhecimento sobre o assunto!