BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Plano de carreira: aprenda a construir um!


 

Plano de carreira é um programa bem estruturado que determina as etapas de uma trajetória profissional. Ele é traçado segundo os cargos, perfis e objetivos do colaborador, servindo como um guia para o crescimento do funcionário na empresa. 

Em outras palavras, um eficiente plano de carreira é um instrumento importante, pois aponta a evolução do colaborador. Ele serve como apoio para que o gestor encontre os melhores talentos para as vagas disponíveis na organização. 

Deseja aprofundar um pouco mais sobre esse assunto? É só continuar a leitura deste post. Confira!

 

Passos para a construção de um plano de carreira

Você ainda não tem o plano de carreira de sua equipe? O que falta para executar? Por ser um instrumento relevante, ele deve ser elaborado de forma estratégica, visando alinhar os interesses da organização e dos funcionários. Vamos iniciar? É só seguir esse simples passo a passo em 5 etapas!

1. Alinhamento dos interesses

Ciente dos objetivos da empresa, é hora de dialogar com sua equipe para entender quais as suas pretensões profissionais e, inclusive, pessoais. A ideia aqui é definir o que é vantajoso para cada colaborador e a organização. 

A partir dessa análise, vale alinhar com o colaborador os cargos que ele pretende ocupar em um curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, comunique quais as competências requeridas para assumir tais posições.   

2. Potencialização das forças

O segundo e importante passo é focar nos pontos fortes dos funcionários. Afinal, é muito mais vantajoso potencializar as habilidades que eles já possuem do que desenvolver novas competências.

Mas, quais os resultados dessa ação? São inúmeros. Além agilizar o crescimento profissional, traz um retorno muito mais rápido e gastos inferiores se compararmos aos de desenvolvimento de novas habilidades.

3. Estabelecimento de metas reais

Aqui você já tem um diagnóstico dos colaboradores, certo? Com os objetivos já definidos, dá para criar um planejamento das metas. Nesse sentido, vale descrever as atividades necessárias para a evolução do plano de carreira.

Pensando em atingir sucesso nessa etapa, é bom que tanto a empresa quanto o colaborador estejam cientes sobre os passos necessários, bem como as limitações. Em seguida, não esqueça de estipular prazos possíveis de serem cumpridos. 

4. Avaliações e novas adequações

No decorrer da trajetória na empresa, é comum que colaboradores mudem seus objetivos profissionais. Por isso, cabe ao gestor realizar avaliações periódicas para proceder com possíveis adequações.

Nessa etapa, é válido o suporte de ferramentas que controlam a produtividade, avaliações de desempenho e outras para que o plano de carreira se torne um instrumento eficiente e resulte em vantagens competitivas.

5. Treinamentos e atualizações

Um plano de carreira de sucesso depende de uma política bem estruturada de treinamentos. Por isso, utilizar as avaliações de desempenho é um passo importante para identificar cada ponto de melhoria.

Em seguida, os workshops são essenciais para desenvolver as habilidades técnicas. Aliado a esse processo, os treinamentos comportamentais e até os institucionais contribuem com a evolução da equipe e o crescimento organizacional.  

 

Reunir os colaboradores para construir um plano de carreira é uma estratégia inteligente para a retenção de talentos. Tendo foco, determinação e disciplina, você tem em um curto espaço de tempo uma equipe com as competências e habilidades necessárias para assumir novos cargos na organização.

Gostou do conteúdo? É só compartilhar em suas redes sociais!