WMS: descubra o que é! – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

WMS: descubra o que é!


Todos os negócios que estão operando em um mercado tão competitivo quanto o dos dias de hoje precisam utilizar ferramentas que otimizem seus processos internos e reduzam seus custos. Quando pensamos em grandes empresas e transportadoras, isso pode ser ainda mais importante. Pensando nisso, preparamos um post explicando o que é WMS.

A sigla, que pode soar estranha em um primeiro momento, vem do inglês “Warehouse Management System”, um recurso que serve para reforçar como a tecnologia pode ser usada para ajudar centros de distribuição e armazéns a funcionar de forma mais efetiva. Ficou interessado? Então, continue sua leitura!

 

Afinal, o que é WMS?

Como dissemos, a sigla WMS quer dizer Warehouse Management System. Traduzindo para o português, isso significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, um modelo de software que é projetado para auxiliar na administração de atividades, produtos e equipes que atuam dentro de empresas que contem com centros de distribuição e/ou armazéns.

Por incrível que pareça, mesmo em tempos tão modernos, muitas organizações do segmento ainda atuam de maneira extremamente rudimentar, fazendo controles por meio de planilhas de papel ou mesmo eletrônicas, mas que contam com muitas limitações. Com isso, acabam perdendo competitividade e abrindo espaço para a concorrência. 

 

Para que serve o WMS?

O WMS é a solução perfeita para tais empresas. Ao implementar a ferramenta, a operação logística fica muito mais otimizada, permitindo a rastreabilidade de mercadorias e suas movimentações. Além disso, o software é compatível com dispositivos móveis, funcionando tanto em computadores e notebooks, como em tablets e celulares. 

É possível fazer o controle com o tradicional código de barras ou sensores automáticos. Tudo fica conectado à uma rede local, com atualizações em tempo real conectadas com um banco de dados. Naturalmente, portanto, um bom Sistema de Gerenciamento de Armazém reduz perdas, eleva a produtividade das equipes e os lucros do empreendimento como um todo. 

 

Quais os benefícios do WMS?

Como podemos ver, não faltam benefícios para as empresas que adotarem um WMS. De cara, a solução aumenta a eficiência da armazenagem e garante mais agilidade nas movimentações das mercadorias. Isso pode ser feito desde o momento da entrada da matéria-prima até a expedição do produto finalizado, para parceiros ou o cliente final. 

O software ajuda também na tomada de decisões, permitindo controlar os equipamentos, gerir os colaboradores e distribuir as atividades, ditando um ritmo melhor para toda a operação. Entre os problemas que podem ser resolvidos com o WMS, podemos elencar a desorganização, falta de espaço, avarias, lentidão, duplicidade, extravio e muito mais!

 

Agora você já sabe o que é WMS! Se você tem uma transportadora, atua na área de logística ou sua empresa tem um centro de distribuição, contar com uma solução do tipo é essencial para elevar suas chances de sucesso e aumentar a produtividade da sua equipe!

Gostou de aprender mais sobre o conceito de WMS? Quer contar com uma das melhores soluções de Sistema de Gerenciamento de Armazém do mercado? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso produto!