3 melhores práticas para troca de ERP – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

3 melhores práticas para troca de ERP


Data: 28 de março de 2022

Você já parou para pensar sobre quais fatores fazem com que as empresas permaneçam competitivas em seus respectivos ramos de atuação? A resposta é tecnologia. Esse é um fator decisivo que pode ser a diferença entre permanecer relevante no mercado e perder oportunidades de negócio.

Por esse motivo, a decisão de trocar de ERP deve ser encarada como uma oportunidade de melhoria e o símbolo de um avanço que vai agregar um diferencial à gestão da empresa e transformar os seus processos.

Devido à importância desse tema para a estratégia do negócio decidimos elaborar este conteúdo para que você conheça detalhadamente como funciona o processo de escolha de um novo sistema de gestão integrada e qual é o melhor momento para executar esse processo. Confira!

 

O que é um sistema de ERP?

Em termos simples, a sigla é ERP (Enterprise Resource Planning) e significa sistema de gestão integrada. Essa é uma ferramenta abrangente que busca unir todas as áreas e todas as funções desempenhadas em uma única plataforma.

Por meio desse tipo de software é possível estabelecer um canal de comunicação entre todos os departamentos. Além disso, uma das funções mais valorizadas é a capacidade de simplificar o fluxo de trabalho e fornecer acessibilidade a informações gerenciais.

Quando é o melhor momento para trocar de ERP?

Conforme a sua empresa cresce, também aumenta a necessidade de contar com ferramentas mais robustas e completas. Nesse sentido, o gestor deve ser capaz de identificar o momento ideal para que esse processo aconteça.

Por exemplo, se o sistema instalado atualmente está ultrapassado e já não entrega a mesma qualidade, esse é um indício que deve ser observado. 

Outro fator que motiva a realização de melhoria é o surgimento de novas tecnologias. Esse é o caso dos sistemas que operam em nuvem. O surgimento dessas ferramentas está substituindo os sistemas tradicionais, que dependem de servidores. 

Outro motivo para que o gestor decida investir é quando o software atual não é capaz de lidar com a demanda atual. Portanto, ao perceber que a empresa está passando por esse tipo de situação, a troca do sistema é a decisão mais sábia para o contexto da empresa.

 

Como escolher o melhor ERP para a empresa?

Nós sabemos que essa é uma decisão complexa que tem grande impacto no futuro da empresa. Assim, temos alguns passos que o gestor precisa conhecer:

1. Avalie a real necessidade de tecnologia

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado. Apesar desse fato, é fundamental basear a decisão em funcionalidades compatíveis com as necessidades da empresa. Agilidade, acessibilidade e automação são alguns exemplos que devem ser considerados.

2. Identifique a disponibilidade de recursos

Considerar o orçamento disponível para investir em tecnologia é essencial para aproveitar as melhorias oferecidas pelo ERP. Tenha em mente que é preciso considerar os custos desse projeto bem como o potencial de retorno.

3. Procure empresas que ofereçam suporte

Quando o gestor decide trocar de ERP é fundamental considerar a experiência dos usuários. Como estamos falando da substituição da ferramenta existente é necessário contar com um período de adaptação programado para a realização de extensivos treinamentos. Com isso, a equipe estará preparada para aproveitar ao máximo as funcionalidades oferecidas.

 

Além de decidir o momento de trocar de ERP, é fundamental contar com parceiros confiáveis. As nossas soluções são desenvolvidas especialmente para impulsionar o crescimento de seu negócio. Com foco na gestão empresarial e na segurança da informação consolidamos a nossa posição como especialista na área. Para conhecer mais sobre os segmentos que atuamos, basta acessar o nosso site para falar com a nossa equipe de vendas.

 


Autor(a): Fabiano Ferreira