Descubra quais são as diferenças entre logística inbound e outbound! – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Descubra quais são as diferenças entre logística inbound e outbound!


Data: 22 de setembro de 2022

Você sabe quais são as diferenças entre logística inbound e outbound? É muito importante que os gestores estudem os processos de logística para reduzir os custos relacionados ao transporte e armazenamento

Compreender e diferenciar tais processos, portanto, pode fornecer importantes insights, possibilitando que o gestor desenvolva estratégias mais eficientes para a cadeia de suprimentos. 

Quer entender o que diferencia a logística inbound e outbound? Acompanhe a seguir e confira mais sobre o assunto! 

Entenda o que é logística inbound e outbound

A logística inbound engloba todo o controle de fluxo de materiais até o momento da chegada à empresa. Nesse sentido, o processo envolve a administração do transporte, a escolha de fornecedores, a estocagem de produtos e a embalagem das mercadorias. 

Ou seja, são operações que têm como foco os procedimentos que ocorrem entre a compra dos produtos e sua entrega na fábrica. Por outro lado, a logística outbound lida com todas as atividades que se iniciam após o processo produtivo. 

Com isso, o objetivo da logística outbound é distribuir e movimentar as cargas, transferir os produtos para centros de distribuição, fazer o planejamento de rotas e a contratação de transportadoras. 

Assim, ela é responsável por colocar o negócio em contato direto com o cliente, de forma rápida e eficiente. Esse processo também pode traçar métodos que reduzem o tempo de entrega das mercadorias aos consumidores, estabelecendo um plano em caso de imprevistos. 

Confira as principais diferenças entre os modelos

A principal diferença entre logística inboud e outbound é que cada conceito lida com aspectos distintos na cadeia de produção. No inbound, por exemplo, o foco são os processos internos, enquanto que no outbound, o foco são as atividades externas e de distribuição para o mercado. 

Mesmo que cuidem de operações bem diferentes, ambos os formatos de logística são complementares e exercem um papel fundamental para o desenvolvimento de um negócio. 

É muito importante que o gerente de logística distingue corretamente os conceitos para aprender a executá-los da melhor maneira possível. Saber lidar com eles é o que vai garantir uma logística ainda mais simplificada. 

Descubra a importância dos conceitos para o gestor de logística

Para se tornar um bom gerente logístico, é essencial estar informado e preparado para lidar com os desafios que os dois modelos apresentam no cotidiano. Até porque a perfeita operação entre o inbound e outbound é que resulta em uma logística de sucesso. 

Quando uma empresa consegue melhorar os processos nessas duas fases, a equipe se desenvolve melhor, os produtos são entregues dentro do prazo e com total qualidade e a satisfação dos clientes é alcançada com mais facilidade e segurança. 

Ou seja, é uma maneira eficiente de reduzir custos, aumentar a produtividade e gerar mais oportunidades para a companhia. Entender o que é logística inbound e outbound e suas diferenças, portanto, é um passo fundamental para alcançar bons resultados e desenvolver uma gestão de excelência no negócio, seja qual for o seu segmento no mercado. 

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também o que é logística 4.0 e quais os benefícios desse modelo!


Autor(a): Fabiano Ferreira