Redução de custos: conheça as 8 melhores práticas! – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Redução de custos: conheça as 8 melhores práticas!


Data: 8 de março de 2022

Na busca constante de excelência na gestão, várias práticas precisam estar em permanente desenvolvimento e uma delas com certeza é a redução de custos.

Há tecnologias e insights para isso, mas geralmente, uma gestão eficaz segue um conjunto de boas práticas. Ainda que não haja uma fórmula pronta, aderir essa linha pode ser crucial para aprimorar tal demanda.

Dessa forma, desenvolvemos um artigo rápido e focado nas melhores práticas de redução de custos.

E se você ler até o final, terá um bônus especial. Acompanhe!

 

Quais as melhores práticas para redução de custos em negócios?

Muitas dessas práticas compartilhadas referem-se a mindset. Nesse ponto, é fundamental que o gestor vá além de buscar macetes, dicas e sugestões e tenha uma mentalidade consciente com os custos empresariais. Veja:

1. Corte de gastos

O corte de gastos é um dos principais elementos de redução de custos. Você pode fazer uma análise e identificar os gastos supérfluos e buscar com maior atenção outras possibilidades de diminuição. Veja agora algumas ações:

  • analise o processo produtivo e identifique repetições e gaps;
  • busque condições mais favoráveis com fornecedores e renegocie as compras;
  • elimine desperdícios de energia elétrica, uso de água e custos com insumos;
  • identifique custos irrelevantes para funcionários ou ineficazes para o negócio e elimine;
  • analise o enquadramento tributário da empresa e verifique possibilidades de elisão fiscal.

Além disso, tenha um monitoramento recorrente de gastos por meio de análises de relatórios e tendências para observar custos excessivos em épocas sazonais e em eventualidades.

2. Renegocie dívidas

É comum que as empresas passem momentos de crises e enfrentem pesadas dívidas. Há situações em que a dívida é positiva para o negócio e ocorre para um investimento em inovação ou melhoria.

Por outro lado, erros de gestão financeira podem gerar distorções no orçamento e levar as dívidas a níveis muito elevados. A renegociação de valores, taxas de juros e prazos mais adequados à capacidade empresarial é fundamental nesse ponto.

O ideal é que a negociação seja feita em cima das possibilidades da empresa. De nada adianta tentar renegociar e não cumprir o acordo. Nesse caso, a empresa perde a credibilidade.

3. Terceirize atividades

Uma boa dica é focar nas atividades fim e deixar as atividades meio para empresas especializadas. Assim, você economiza com pessoal, infraestrutura, capacitação e uma série de outros custos.

Atente para terceirizar na medida certa. Excessos ou faltas podem ser prejudiciais de forma semelhante e impactar negativamente nos custos empresariais.

Em muitos casos, há soluções corporativas de empresas especializadas que contribuem muito para responder em determinada demanda e evitar que o gestor tenha que criar uma infraestrutura com equipe capacitada, que normalmente sai muito mais cara que a terceirização.

4. Automatize processos

Diversos processos mecânicos que eram praticados há algum tempo podem ser substituídos pela automação. Nesse ponto, custos com xerox, alocação de profissionais e infraestrutura podem ser facilmente suprimidos. Dentre as principais soluções de automação, destacamos:

A ideia é identificar rotinas e tarefas repetitivas, que não exijam raciocínio humano e automatizar essas ações. Os processos manuais geralmente não são muito atrativos para as pessoas e ocupam um tempo considerável de trabalho.

Dessa forma, a automação acaba acelerando a produção e liberando períodos livres para que os colaboradores tenham tempo de pensar em melhorias e processos evolutivos para o negócio.

5. Aplique tecnologia em nuvem

A tecnologia em nuvem, também conhecida como cloud computing, também entra nessa pauta de redução de custos, principalmente em relação à infraestrutura.

Há diversas soluções no mercado que agregam um excelente valor integrando a organização dos dados empresariais, adicionando segurança da informação e transferindo o armazenamento de dados para um servidor virtual.

O investimento em cloud é um dos meios mais inteligentes de redução de custos para um negócio. A tecnologia é uma tendência natural para as empresas e representa um grande diferencial competitivo.

6. Conscientize a equipe

Outra excelente maneira de reduzir custos é por meio da conscientização geral. Não só o líder deve dar o exemplo com uso responsável dos recursos de trabalho, mas também é importante conversar com a equipe.

Você pode elaborar uma pequena cartilha simples e rápida e compartilhar na rede ou até promover reuniões rápidas para orientar as pessoas sobre o uso econômico dos recursos e meios de serviço.

Além disso, é importante orientar os gerentes a evitar a alocação de colaboradores em horários fora do expediente para reduzir ao máximo horas extras. O controle de banco de horas é um bom exemplo de inteligência nessa gestão.

7. Faça gestão de estoque e logística

A transformação digital impactou praticamente todos os setores de negócios, promovendo tecnologias e inovações. Na Logística, isso não é diferente, no entanto, essa área ainda exige muito trabalho operacional que demanda um custo elevado para o gestor.

Nesse sentido, é muito importante que esse setor seja bem administrado, buscando meios de otimização para aprimorar entregas, eliminar retrabalhos, diminuir a necessidade de infraestrutura para armazenamento de produtos, dentre outras práticas.

O conjunto dessas ações, aliado a uma boa solução de gestão, são os pilares para redução de custos nessa demanda. Assim, é fundamental que o gestor tenha essa atenção para economizar.

 

(Bônus) Por que a performance corporativa interfere na redução de custos?

A redução de custos pode ser um benefício natural de uma importante estratégia de gestão: a performance corporativa. Além disso, outras funcionalidades desta solução são extremamente úteis para um negócio como:

  • aumento de produtividade;
  • aprimoramento de tomada de decisão;
  • redução de custos operacionais; dentre outras.

Na verdade, a performance corporativa é o principal objetivo de uma das soluções da Senior: o BI (Business Intelligence). Por meio deste módulo, a tomada de decisão será bem mais precisa e inteligente e por consequência, mais econômica.

Agora você tem uma noção muito mais completa sobre a importância da redução de custos e suas melhores práticas. Isso é fundamental para um negócio otimizar sua lucratividade.

 

Neste artigo, você descobriu as 8 melhores práticas para garantir redução de custos em um negócio. Além disso, entendeu como a performance corporativa é fundamental neste cenário.

Aliás, se você quer ir muito além da redução de custos, aproveite a oportunidade e se aprofunde em performance corporativa!


Autor(a): Fabiano Ferreira