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Quais os benefícios da gestão de ponto eletrônico para a empresa? Confira!


Data: 25 de abril de 2022


Dependendo do número de funcionários, a empresa precisa adotar a gestão de ponto eletrônico. A ideia é acompanhar a assiduidade das pessoas que trabalham na companhia, servindo de base, entre outras coisas, no cálculo de horas extras.

Porque é tão importante fazer a gestão de ponto eletrônico e como o RH pode se beneficiar com ela? Neste artigo, traremos algumas considerações importantes sobre o tema, por isso não deixe de conferir a leitura até o final!

 

O que é a gestão de ponto eletrônico?

Gerir o ponto eletrônico é levantar informações relacionadas ao horário em que os funcionários entram e saem do serviço. Dessa forma, é possível estabelecer diversas coisas, como o valor que vai constar na folha de pagamento desses trabalhadores.

Sabendo com exatidão as horas trabalhadas, o RH pode obter várias informações importantes. Esta é uma das principais serventias da gestão de ponto eletrônico, de modo que melhorias sejam implementadas de forma contínua. Para que se entenda melhor a respeito, podemos dizer que a gestão de ponto é composta por etapas, sendo que as principais delas são:

● cálculo de horas trabalhadas;
● controle de jornada: de acordo com a CLT, o funcionário deve trabalhar oito horas
por dia e ter até duas horas extras todos os dias;
● tratamento: nesta etapa, são contabilizados, entre outras coisas, os atrasos e faltas
dos funcionários.

 

Quais os seus benefícios?

Fazer a gestão de ponto de forma correta é algo que traz muitos ganhos, tanto para o RH quanto para os funcionários. A seguir, explicamos as principais delas!

Evita possíveis ações trabalhistas

Não é muito raro o trabalhador acionar a Justiça do Trabalho em casos de demissão. Com a gestão do ponto, fica mais fácil comprovar todas as horas trabalhadas, transformando os registros em um instrumento jurídico, visando mitigar perdas financeiras ao negócio.

Pagamento correto de horas extras

Quando as horas extras são pagas corretamente, o funcionário se sente mais motivado no trabalho. Nesse sentido, a gestão de ponto eletrônico ajuda o RH a fazer os cálculos de forma correta, evitando imprecisões.

Otimização do tempo de quem trabalha no RH

Com o uso de um sistema específico para gerir o ponto, os profissionais de RH podem se deter menos no trabalho operacional. Em outras palavras, o uso de uma solução tecnológica é capaz de automatizar rotinas, de modo que os cálculos de horas trabalhadas e horas extras, por exemplo, ocorram sem erros. Na prática, isso também ajuda a dar mais transparência aos processos do setor, de modo a consolidar a harmonia organizacional entre empresa e funcionários. Dessa forma, o RH pode se dedicar a atividades de caráter mais estratégico, voltado para processos seletivos, por exemplo.

 

A gestão de ponto eletrônico é crucial para o RH ter o devido controle das horas trabalhadas pelos funcionários. Vale finalizar o texto enfatizando a importância de usar um sistema moderno, capaz de atender a essa demanda de gestão. Nós da Senior Noroeste temos uma ferramenta própria para digitalizar o RH da sua empresa, atendendo às necessidades de ponta a ponta e promovendo maior agilidade aos processos internos do setor.

 

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Autor: Fabiano Ferreira