Sistema de gestão de agronegócio: para que serve e por que ter um? – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Sistema de gestão de agronegócio: para que serve e por que ter um?


Data: 12 de abril de 2022

O agronegócio é considerado um dos grandes pilares da economia do Brasil. Aliás, atualmente, é responsável por mais de 27% do PIB do país. Ou seja, é o setor que contribui com a maior parcela.

Esse crescimento é resultado de uma boa gestão e do investimento no que chamamos de Agricultura 4.0, que basicamente, é o uso da tecnologia no campo para otimizar a produção.

Como ainda estamos engatinhando por esse caminho, novos investimentos em inovações garantem resultados ainda melhores. E uma das grandes tendências da Agricultura 4.0 é o uso de sistemas de gestão de agronegócio.

Porém, muitos produtores ainda têm dúvidas sobre o que é e quais são seus benefícios para o campo. Se esse também é o seu caso, continue com a gente neste artigo e saiba tudo sobre o assunto!

 

Qual a importância de uma boa gestão do campo?

Como ocorre em qualquer empresa, seja qual for o porte, o sucesso depende diretamente da administração. Ou seja, conhecer o mercado, seus principais custos, etapas onde pode haver algum desperdício, estabelecer metas, medir a eficiência dos processos, identificar oportunidades de ganho, avaliar as métricas e resultados, projetar cenários e traçar estratégias.

E não seria diferente com o agronegócio. Um bom gestor é responsável por selecionar os melhores caminhos, determinar as metas, identificar oportunidades e criar estratégias de crescimento. Ou seja, cabe a ele administrar bem os recursos para extrair o máximo de desempenho da fazenda por meio de um planejamento claro e conciso.

Sendo assim, a falta de uma gestão eficaz pode estagnar o crescimento do agro ou, até mesmo, determinar seu fracasso.

 

Por que utilizar um sistema de gestão de agronegócio?

Como comentamos, a Agricultura 4.0 já é uma realidade. Trata-se do uso de tecnologias com o objetivo de aumentar a produtividade do campo. Isso inclui equipamentos, sensores, maquinário, GPS, drones e, inclusive softwares de gestão, que se trata de uma das fortes tendências.

Isso porque os sistemas de gestão de agronegócio oferecem as principais informações que o produtor precisa ter para facilitar e aperfeiçoar a tomada de decisão. E quanto mais dados tivermos à disposição, mais assertiva é o gerenciamento das atividades do campo.

Então, ao investir em um software de gestão, é possível obter as seguintes vantagens:

  • aumento da produtividade;
  • redução de custos;
  • agilidade e assertividade na tomada de decisão;
  • mais segurança nos processos;
  • maior desempenho dos colaboradores;
  • identificação das etapas onde há desperdícios;
  • maior controle dos insumos;
  • maior confiabilidade das informações;
  • crescimento da lucratividade;
  • aumento da qualidade dos produtos;
  • expansão do negócio.

Como escolher o melhor sistema para o campo?

O primeiro passo para escolher o melhor sistema de gestão de agronegócio é, além de conhecer as suas necessidades, também ter uma visão a longo prazo. Afinal, o objetivo é sempre o crescimento, correto? Então, um sistema básico pode ser o suficiente agora, mas certamente será insatisfatório no futuro.

Portanto, busque por uma plataforma completa, como as Soluções Senior que oferece diversos módulos, como:

  • CRM (Gestão de Relacionamento) — para fortalecer o relacionamento entre a agroindústria e seus produtores;
  • Agroinfo — os produtores recebem informações diretamente da agroindústria;
  • Gestão do Campo — para controlar a produção com mobilidade, simplicidade e eficiência, incluindo orçamentos da safra, controle de estoques, planejamento de lavoura, eficiência operacional, entre outros;
  • Gestão de Logística — monitoramento de entregas, armazenagem, transportes, gestão de fretes e frotas;
  • Gestão de Pessoas — para a integração de todos os colaboradores;
  • Performance Corporativa — com visões de negócio pré-definidas para o produtor e para os recebimentos separadamente;
  • Acesso e Segurança — soluções para portaria, acesso de pessoas e veículos e monitoramento do espaço;
  • Gestão de Supermercados — gestão de Cota Capital, Controle de Sobras, Desconto em Folha de Pagamento e Controle de Limite de Compras de supermercados de cooperativas de bens de consumo.

Como você viu, investir em um bom sistema de gestão de agronegócio é investir no sucesso da sua produção. Ela é a garantia de decisões assertivas e de um planejamento e monitoramento eficaz, aumentando sua lucratividade e fazendo com que você conquiste espaço de destaque no mercado.

Quer obter resultados cada vez melhores no agronegócio? Então, entre com contato com a gente e saiba como as nossas soluções vão ajudar você a conquistar seus objetivos.


Autor(a): Fabiano Ferreira