Clima Organizacional – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Clima Organizacional


Data: 8 de junho de 2021

Quanto o clima organizacional impacta nas organizações?

A alta competitividade do mercado atual tem influenciado cada vez mais as organizações a buscarem a melhoria de seu clima organizacional e de seus produtos internos.
Os clientes internos passaram a ser vistos não mais como simples mão-de-obra, mas sim como parceiros, capazes de contribuir com o posicionamento das marcas diante de seus clientes externos e do mercado em geral.
Olhando cuidadosamente para isso, entendemos que clima (palavra originada do grego klima, que significa inclinação, tendência) tem sido alvo de estratégias e demandas do mercado.
Envolvendo diversas variáveis divididas em três níveis (macro, micro e individual), o momento atual de pandemia e a migração de funções realizadas dentro de um escritório para o home office, dificulta ainda mais a mensuração dessas variáveis.
No entanto, poder contar com soluções que auxiliem a gestão a ouvir continuamente seus colaboradores, visando sempre melhorar o ambiente organizacional é um grande diferencial para as empresas que vivem esse momento.
Gerir o clima é tão importante quanto ter lucro!
Percebemos que, empresas que fazem a gestão dessa importante variável, têm resultados melhores em relação a produtividade e diversos outros indicadores de resultados dos profissionais.

Um clima positivo motiva, engaja e promove a superação dos desafios dos colaboradores de maneira mais simples. Um bom clima favorece o crescimento e oportunidades de trocas entre empresa e colaborador.
Em contrapartida, um clima negativo aumenta índices de turn-over, ruídos, desmotiva, desperdiça potenciais e reduz drasticamente a produtividade e competitividade no mercado.

Para a construção de um bom clima organizacional é preciso contar com um RH aberto e disposto a ouvir e solucionar problemas e dificuldades de todos os colaboradores junto aos seus líderes e gestores e, principalmente, contar com boas soluções para guiá-los no investimento da promoção de ações eficazes para a melhoria do clima e tomada de decisões rápidas e assertivas.

E aí, como você espera que seja o clima organizacional da organização que você faz parte?

Entenda como a Senior Noroeste Paulista te ajuda nesse desafio.

https://www.seniornoroeste.com.br/hcm


Autor(a): senior