BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Inteligência de dados: entenda como ela pode ajudar a sua empresa


Hoje, as informações comerciais estão no centro das operações financeiras e comerciais. As empresas e os investidores estão constantemente em busca de dados que possam transformar as informações financeiras e da empresa em valiosos insights de negócios. É aqui que a inteligência de dados entra em jogo.

Ela é definida como todas ferramentas e métodos utilizados para coleta e análise de dados. O objetivo geral envolvido em inteligência de dados para empresas é melhorar os serviços e produtos, bem como aumentar os lucros.

Neste artigo nós explicamos o que é essa estratégia e como ela pode ajudar a sua empresa!

O que é inteligência de dados?

Data Intelligence é o resultado de uma análise profunda dos dados de uma empresa usando tecnologias avançadas como IA, Machine Learning e outras ferramentas de dados. Ajuda as empresas a um envolvimento significativo e análise de seus dados para extrair percepções incisivas em muitas áreas, incluindo:

  • visão de 360 graus de seu negócio ou processo específico;
  • impulsione a transformação dentro da organização;
  • entender seus clientes;
  • criar produtos ou serviços.

Quais são os benefícios para as empresas?

A inteligência de dados é usada tanto por empresas quanto por investidores. No entanto, cada um deles utiliza e aproveita técnicas e estratégias de inteligência de dados por uma série de razões diferentes, todas com base em KPIs, objetivos etc. variáveis. Aqui estão alguns exemplos de casos de uso que atraem profissionais do setor para o emprego de inteligência de dados:

  • as tendências de mercado podem ser previstas com análises de negócios avançadas, melhorando o investimento e as decisões gerenciais;
  • a inteligência de dados permite que as empresas lidem com grandes volumes de dados com a ajuda de aprendizado de máquina e outros métodos e ferramentas de inteligência artificial;
  • as empresas podem aprimorar isso com a ajuda de dados alternativos brutos, dados históricos e tecnologia avançada de IA;
  • a inteligência de dados ajuda a analisar a base de clientes existente e potencial, melhorando assim a geração de leads, as taxas de conversão e a retenção de clientes;
  • também ajuda a tornar os processos de negócios mais eficientes, fornecendo uma melhor compreensão do que funciona e o que precisa ser mudado, o que também leva à eficiência de custos.

Como implementar uma estratégia de inteligência de dados na sua empresa?

Agora que você sabe o que é a inteligência de dados e quais são os benefícios dela para os negócios, confira um passo a passo básico para adotar essa estratégia.

Defina seus objetivos

Uma estratégia de inteligência de dados é um projeto que permite a qualquer empresa medir seu desempenho, expor deficiências, melhorar as vantagens competitivas e usar mineração de dados e análises para uma tomada de decisão bem-sucedida.

Defina os principais indicadores de desempenho

Depois de coletar informações suficientes, é importante definir os KPIs que você vai rastrear em toda a empresa e aqueles para rastrear dentro dos departamentos. Seus KPIs devem ser mensuráveis, combinando com seus objetivos e vitais para atingir suas metas de negócios.

Encontre o melhor software para suas necessidades

A seleção de ferramentas varia de acordo com os requisitos e o orçamento. No entanto, é crucial entender e avaliar esses fatores ao escolher uma solução de software:

    • você tem acesso aos dados e uma visão conveniente das informações relevantes?
    • este sistema oferece integração com os sistemas existentes ou APIs para se conectar aos seus sistemas?
    • você pode colaborar com outras pessoas na análise de dados e compartilhar análises visualizadas?
    • você será capaz de se aprofundar nos dados e descobrir novos insights por conta própria?

Concluindo, a inteligência de dados não é apenas uma palavra da moda que acompanha IA, aprendizado de máquina e big data. Ela está crescendo como uma estratégia obrigatória para organizações e empresas, independentemente do tamanho. Seu valor em lidar com dados de forma inteligente e sua capacidade de digerir grandes quantidades de dados e tirar conclusões precisas ajudarão as empresas a obter uma visão sobre estratégias criativas e benéficas para o futuro.

E já que estamos falando em dados, continue no nosso blog e saiba como um ERP pode ajudar uma pequena empresa!