5 passos para aprimorar a gestão de processo seletivo! – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

5 passos para aprimorar a gestão de processo seletivo!


Data: 2 de março de 2022

Fazer uma boa gestão de processo seletivo é de extrema importância quando o objetivo é montar um quadro de colaboradores alinhado à organização. Por esse motivo, definir algumas estratégias faz toda a diferença. 

Para começar, é necessário estabelecer os principais valores e a filosofia da organização na hora de buscar novos profissionais. Ter isso em mente ajuda a refinar todas as etapas, desde a divulgação até a contratação. 

Neste post, vamos apresentar 5 dicas para otimizar a gestão de processo seletivo, garantindo resultados mais eficientes e práticos. Acompanhe e saiba mais! 

 

1. Acerte na divulgação da vaga

O primeiro passo para fazer um recrutamento de qualidade é investir na divulgação. Para isso, é importante começar com a definição dos canais pelos quais a vaga será apresentada. O perfil de profissionais pode variar já nessa etapa, tendo em vista que alguns espaços são mais acessados por um determinado nicho de pessoas. 

Além disso, quanto mais detalhada estiver a vaga, melhor será para a seleção. Afinal, os candidatos poderão analisar se atendem aos critérios e se o emprego está de acordo com o que procuram para a carreira. Assim, aumenta-se o nível de profissionais realmente interessados em ocupar esse lugar. 

 

2. Estabeleça critérios para selecionar os candidatos

O que a empresa avalia na hora da seleção? Ter alguns critérios indispensáveis ajuda a encontrar os profissionais que realmente estão aptos para integrar ao quadro de colaboradores ideal para a organização. 

Por esse motivo, é interessante colocar alguns requisitos apropriados para a vaga. De preferência, tente encontrar critérios que não são muito rígidos, porém, que não deixam de ser essenciais para a empresa. Com isso, é possível filtrar os candidatos, sem perder talentos. 

 

3. Padronize processos

Estabelecer padrões para as etapas de recrutamento e seleção também facilita todo o processo. Por exemplo, nas entrevistas, experimente utilizar as mesmas perguntas e analisar as respostas. 

O mesmo vale para os questionários e testes, caso haja, ou para as dinâmicas de grupo, as estratégias de negociação salarial e as demais fases que podem estar presentes no processo seletivo.

 

4. Otimize o tempo de seleção

Para garantir um bom processo seletivo, é uma boa ideia adotar medidas que reduzem o tempo de seleção. Nesse contexto, organizar os compromissos da rotina para finalizar todas as primeiras etapas de recrutamento em prazos curtos, como de 7 a 15 dias, é uma excelente estratégia. 

Além de facilitar todo o procedimento para a equipe de Recursos Humanos, tendo em vista que foca em uma só atividade, essa ação evita perder talentos para outras empresas, pois a seleção se torna mais ágil. 

 

5. Automatize etapas

Utilizar ferramentas que permitem a automatização de algumas etapas é mais um passo importante para aumentar a qualidade do recrutamento e da seleção de colaboradores em uma empresa. Afinal, são menos tarefas para o departamento pessoal, prevenindo a sobrecarga. 

Com fases automatizadas, é possível voltar a atenção para os detalhes mais críticos do processo de seleção. Como consequência, a organização garante uma escolha ainda mais apurada e eficiente de profissionais. 

 

Viu só como seguir algumas dicas práticas pode ajudar a melhorar a gestão de processo seletivo organizacional? Lembre-se de que contar com um recrutamento de qualidade facilita toda a rotina na área de Recursos Humanos e eleva o potencial do quadro de colaboradores da empresa, garantindo ainda mais resultados positivos

 

Este post foi interessante para você? Então, leia também sobre os 5 maiores erros cometidos na gestão de pessoas e saiba como evitar!


Autor(a): Fabiano Ferreira