4 dicas para implementar a gestão da inovação na sua empresa! – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

4 dicas para implementar a gestão da inovação na sua empresa!


Data: 11 de outubro de 2022

Hoje, em um mercado cada vez mais competitivo, é crucial que as empresas criem estratégias para se destacarem. Nesse sentido, a gestão da inovação surge como uma tática interessante, já que é focada na melhoria contínua dos processos e voltada para a conquista dos objetivos da organização.
Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você o conceito de gestão da inovação, a sua importância no ambiente corporativo e como utilizá-la na prática. Veja a seguir!

 

O que é gestão da inovação?

Geralmente quando citamos a inovação dentro do contexto organizacional, é comum as pessoas a relacionarem com algo inédito e revolucionário. Isso acontece porque o conceito de inovação pode ser confundido com o de invenção. Nesse contexto, enquanto invenção refere-se à descoberta de algo novo, jamais visto, a inovação vai além e diz respeito à busca pela geração de valor e atendimento de uma necessidade real. Ou seja, mais que uma novidade, deve ter aplicação prática.
Assim, quando falamos em gestão da inovação, estamos nos referindo ao desenvolvimento, organização, implantação e gerenciamento de processos e insights inovadores. Esse conceito deve envolver e estimular o desenvolvimento de todas as áreas da empresa.

 

Qual a importância da gestão da inovação para as empresas?

A implementação da gestão da inovação traz diversos benefícios para o âmbito empresarial, trazendo vantagem competitiva e trabalhando na retenção de bons colaboradores. Abaixo, citamos outras vantagens. Veja:

  • Valorização da marca: a inovação funciona como um critério de valorização das marcas, uma vez que comunica ao mercado que se interessa em apresentar novos produtos, serviços, processos e modelos de negócio;
  • Vantagem competitiva: os diferenciais trazidos pela gestão da inovação nos produtos e serviços de um determinado negócio gera vantagem competitiva, além de oferecer uma experiência positiva aos clientes;
  • Atração e retenção de talentos: a atração e retenção de talentos acontece pelo interesse do colaborador de participar de processos inovadores que ofereçam maior importância ao seu trabalho.

Como implementar a gestão da inovação nas empresas?

Agora que você já sabe do conceito e importância da gestão da inovação no âmbito empresarial, ofereceremos algumas dicas para que seu negócio a implemente de modo eficaz. Confira!

Desenvolva uma cultura de inovação

Para que a gestão da inovação garanta resultados, é preciso inseri-la na estrutura organizacional. Ou seja, todos os envolvidos precisam estar abertos a novas ideias e novos talentos. Além disso, é preciso que a empresa esteja preparada para encarar os riscos, inerentes às tomada de decisão.
Dessa forma, o desenvolvimento de uma cultura voltada para inovação é fundamental. E isso passa pela realização de reuniões e treinamentos periódicos a respeito do tema, além do engajamento dos gestores no processo de incentivo a sua valorização.

Torne a inovação parte da estratégia empresarial

Ações inovadoras devem fazer parte do planejamento estratégico da sua empresa. Isso porque, as decisões de todos os departamentos devem estar voltados para essa ação, que, por sua vez, estará alinhada aos seus objetivos.
Desse modo, todos os recursos — humanos, materiais, financeiros e tecnológicos — ficam integrados e focados na gestão da inovação.

Desenvolva ideias criativas

Processos inovadores são fruto da capacidade criativa das pessoas. No entanto, para que as ideias novas possam surgir e serem expressas, é imprescindível que o ambiente esteja propício a isso e estimule os colaboradores a se arriscarem em projetos com potencial inovador.
Uma vez que um funcionário vê suas ideias serem concretizadas, passam a se envolver mais nos processos de trabalho, ficando mais motivados e produtivos.

Compreenda os aspectos legais

Um ponto importante para quem deseja implementar a gestão da inovação na empresa é se informar dos seus direitos e deveres, que são previstos em lei. Se possível, conte com assessoria jurídica que oriente e traga novidades sobre os aspectos que envolvam registro de propriedade intelectual e industrial, marcas e patentes, por exemplo.
É importante mencionar que para que estratégias inovadoras darem realmente certo, é preciso que o seu negócio aja em conformidade legal, assim, todos os benefícios podem ser bem aproveitados. A inovação é muito importante dentro de uma realidade de mercado extremamente competitiva. Além disso, ela é capaz de motivar e engajar todos os que fazem parte do organismo empresarial, impactando positivamente os processos de trabalho.

Gostou do nosso artigo? Então continue por aqui e entenda a importância de contar com um software que acompanhe as mudanças na legislação!


Autor(a): Fabiano Ferreira