BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Software e logística: parceria perfeita para gestão da cadeia de suprimentos


A cadeia de suprimento na logística é um processo que engloba operações mais específicas, direcionadas especialmente para a logística, que envolve transporte, armazenagem, execução e logística reversa, ou seja, é o gerenciamento do produto até a chegada no mercado.

Para que a cadeia de suprimentos seja bem administrada, é importante contar com uma correta gerência de fluxo de bens, de caixa, dos serviços e das inúmeras informações que fazem parte de uma rede de atividades. 

Quer entender melhor a importância de um software na logística? Acompanhe!

 

Como funciona a cadeia de suprimentos na logística?

Há certa dúvida de onde inicia a logística e onde inicia a cadeia de suprimentos. Por isso a necessidade de saber como esse processo acontece. É importante compreender que elas estão ligeiramente ligadas. 

A cadeia de suprimentos na logística deve acontecer por meio do controle dos fluxos da cadeia desde o recebimento até a expedição do produto, Com isso, a sequência das atividades garante o nível de serviço. É imprescindível fazer o controle dos fretes, das frotas e visualizar as entregas em tempo real, para concluir a linha de trabalho com eficiência e satisfação do cliente.   

 

Qual a relação entre logística e cadeia de suprimentos?

Podemos dizer que as duas formam um conjunto de atividades que se complementam. Por isso, é importante que ambas estejam alinhadas para que todas as etapas do processo não sofram traumas que possam interromper o andamento das atividades.

A cadeia de suprimentos tem a incumbência de aplicar metodologias e sistemas operacionais que estão unidos ao produto, mesmo que indiretamente, como depósitos, inventários, compras que estão presentes desde a produção até a pós-venda, para verificar a satisfação do cliente.

Já a logística é responsável por todo o trâmite do produto, desde a sua confecção até a entrega ao cliente. O seu maior compromisso é o cumprimento dos prazos de entrega.

 

Por que o uso da tecnologia é importante?

Com o avanço tecnológico, podemos dizer que já é impossível administrar os processos das empresas sem os recursos digitais. A automação das atividades se tornou uma essencialidade. Essa estratégia diminui o tempo de demanda, reduz o quantitativo de erros e potencializa as etapas da logística.

Adotar um software, por exemplo, na cadeia de suprimentos é a decisão ideal para obter a integração das informações e a celeridade na execução dos trabalhos. Isso acontece em decorrência das boas práticas por meio do sistema de gestão, da coleta da análise de dados e devido a outras atuações indispensáveis nos processos da cadeia de suprimentos. Veja o que pode ser implementado na empresa:

  • robótica e automação na última milha;
  • propagação do big data na logística;
  • campo da internet das coisas;
  • wearables;
  • tecnologias de realidade aumentada;
  • armazenamento e computação em nuvem;
  • tecnologia de dados distribuídos e a blockchain.

 

Como vimos, a cadeia de suprimento na logística requer cuidados um tanto minuciosos para que alcance resultados positivos em todas as suas fases. Poder contar com um software especializado é fundamental para que o processo seja célere e assertivo. O software da Senior Noroeste, por exemplo, é um sistema que realiza o controle total de cada etapa da operação logística.

Compreendeu como um software pode contribuir de forma significativa com a logística da sua empresa? Então, que tal fazer contato conosco? Estamos aptos a transformar os processos logísticos do seu negócio!