BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Gestão de remuneração: 5 benefícios dessa estratégia!


Apesar de parecer confuso, é simples! A gestão de remuneração é uma estratégia perfeita que visa adequar os salários dos colaboradores conforme as possibilidades da empresa, alinhados também às expectativas da equipe e compatíveis com os valores praticados no mercado. 

Uma gestão eficiente preza pela satisfação de todos os envolvidos sem prejudicar o fluxo de caixa. Por outro lado, um colaborador bem remunerado passa a ter um maior comprometimento na instituição e assim, todos saem ganhando. Tem interesse em saber mais sobre esse assunto? É só reservar aquele cafezinho e continuar a leitura deste post. Confira!

 

Benefícios da Gestão de remuneração

Após concluir um trabalho, todo colaborador espera receber uma recompensa financeira. Por ser algo que implica, diretamente, no orçamento e na retenção dos talentos, é bom saber quais os benefícios em adotar a prática da Gestão de remuneração em sua empresa, concorda? Sendo assim, acompanhe cada item!

  • Equilíbrio interno

Pagar ao colaborador o equivalente à sua produtividade é um enorme desafio. O objetivo dessa prática é evitar que os custos ultrapassem sua capacidade financeira, então, uma estratégia da gestão de remuneração é efetuar os salários conforme as habilidades e conhecimentos de cada trabalhador. Dessa forma, conseguimos manter o equilíbrio interno entre os cargos e entregas, os proventos e as despesas mensais da corporação.

  • Empresa mais competitiva

Sua empresa não deve oferecer salários abaixo e nem acima dos valores praticados no mercado. Qualquer uma dessas alternativas não será um bom negócio. Lembre-se que qualquer empresa só consegue ser competitiva perante a concorrência de candidatos qualificados se tiver uma eficiente gestão de salários e estiver alinhada com o mercado. Essa estratégia possibilita a atração de novos talentos, e inclusive, gera visibilidade para a empresa como um lugar bom para trabalhar.

  • Aumento da produtividade

Toda empresa que tem uma eficiente gestão de remuneração sabe que o aumento de produtividade é certo! Afinal de contas, somos motivados por recompensas. Sendo assim, o papel de um bom líder é garantir que o seu time trabalhe em prol de objetivos comuns, se mantenham engajados e, sobretudo, estimulados para serem ainda mais produtivos tanto de forma individual quanto em grupo. 

  • Retenção de bons profissionais

É preciso ter um plano estratégico para reter os bons talentos. Sabemos que quesitos como a qualidade de vida, interesse pela função e o bom relacionamento com os companheiros de trabalho influenciam nessa questão. Mas, devemos nos atentar à relevância de remunerações coerentes, já que refletem nas expectativas em relação ao presente e o futuro dos profissionais da empresa.

  • Negociações salariais mais transparentes

Os salários devem ser tratados de maneira profissional e de forma transparente. Nesse sentido, os gestores devem informar aos colaboradores a faixa salarial que eles foram incluídos, respeitando com rigor. Lembre-se que na ocorrência de qualquer injustiça como diferenciação de salários de colaboradores de uma mesma função, por exemplo, gera muitos questionamentos e um clima organizacional negativo. 

 

Implantar uma eficiente gestão de remuneração é uma atitude mais que inteligente!  É pensar na saúde financeira da organização e na retenção dos melhores talentos. Sendo assim, os resultados são incríveis, pois, além de reforçar a imagem da empresa do mercado, torna possível alcançar os objetivos organizacionais.

Sua empresa já adotou essa incrível e eficiente prática que é a gestão de remuneração? Compartilhe conosco aqui nos comentários!