Employee Experience: saiba mais sobre a experiência do colaborador – Senior Noroeste Paulista

 

BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Employee Experience: saiba mais sobre a experiência do colaborador


Quem está à frente de uma equipe ou trabalha com gestão de pessoas sabe o quanto a experiência do colaborador é fundamental para garantir o sucesso da empresa. Por isso ter um ambiente interno de qualidade, com excelente clima organizacional e integração dos funcionários é tão importante. O employee experience, ou experiência do colaborador, é uma estratégia que contribui para garantir esse nível de satisfação do colaborador.

Neste artigo, mostraremos o quanto a sua empresa pode impulsionar resultados essenciais como produtividade, qualidade do atendimento e integração entre equipes implementando o employee experience na gestão de pessoas. Descubra quais são as principais vantagens dessa técnica e veja quais são as principais ações que podem otimizar esse relacionamento entre a empresa e seu público interno. Boa leitura!

 

Entenda o que é employee experience

Desde o processo de seleção e recrutamento até o dia a dia na empresa o colaborador desenvolve várias percepções a respeito da empresa. Em alguns momentos ele pode perceber o quanto o negócio é coerente com princípios e valores e em outras situações nem tanto. Dessa forma, assim como a marca constrói um legado com seu público externo, pouco a pouco isso acontece no ambiente interno.

Depois de algum tempo, a experiência de vários colaboradores começa a se reunir, transformando essa imagem individual em algo maior, o que pode se transformar nas diretrizes para a cultura organizacional. Assim, além do cuidado com os apontamentos para a construção da personalidade da empresa, também é fundamental observar o que acontece na prática e como seus colaboradores percebem essa relação.

 

Veja as principais vantagens da experiência do colaborador

Imagine que um gestor de sucesso consiga alcançar uma boa experiência do colaborador, fazendo com que os funcionários se percebam parte da empresa e tenham bons relacionamentos com a organização. Além de um ambiente saudável, com excelente qualidade de vida no trabalho, outras características também poderão ser percebidas.

Clima organizacional

Talvez este seja um dos principais indicadores para quem trabalha com gestão de pessoas. Afinal, o clima organizacional conta exatamente como o público interno percebe a empresa. Um bom clima organizacional vai impactar na redução de preocupações e situações problemas com os colaboradores e a experiência do colaborador pode ser fundamental para isso.

Integração

Pensando não somente no funcionamento interno da empresa, mas também sobre aquilo que ela oferece para o público, é muito importante entender o quanto a integração entre funcionários e até mesmo equipes auxilia na consolidação da imagem da marca. Uma boa experiência do colaborador ajuda a reduzir a competitividade interna, conduzindo o time para trabalhar de forma mais cooperativa, tendo os objetivos da empresa como foco em comum.

Liderança

O trabalho das lideranças nem sempre é percebido com facilidade, mas é uma qualidade importantíssima para garantir uma comunicação transparente entre a administração e os colaboradores. O employee experience ajuda os líderes a terem um posicionamento pautado na gestão de pessoas e os funcionários a confiar mais nesses papéis de liderança.

Retenção de talentos

Outro ponto importantíssimo para a empresa é a retenção de talentos. Afinal, identificar e contratar um funcionário com o fit cultural pode ser algo relativamente complexo, mas mantê-lo na organização, engajado e motivado, é uma tarefa de igual peso. Além de otimizar a retenção de talentos, uma boa experiência do colaborador reduz a rotatividade de funcionários.

A experiência do colaborador vai desde um processo de contratação de qualidade, como a admissão digital, até o dia a dia na empresa.

Produtividade

Um benefício da experiência do colaborador na empresa é o nível de produtividade. Com funcionários mais confiantes e motivados a tendência é que o serviço seja executado de maneira mais eficiente, impulsionando os resultados do negócio.

 

Descubra como otimizar a experiência do colaborador

Depois de conferir importantes motivos para implementar o employee experience no seu negócio, talvez você esteja se perguntando quais seriam as melhores práticas para garantir que seu público interno fique cada vez mais alinhado com os objetivos e metas da empresa, além de apresentar proatividade e satisfação com o trabalho.

Jornada do colaborador

Assim como existe a jornada do cliente, que ajuda a entender todos os passos do seu consumidor até o fechamento da compra, a jornada do colaborador também serve como um mapa que identifica todos os passos do funcionário desde o processo de recrutamento até seu desligamento da empresa.

Com estas informações fica mais fácil descobrir como otimizar o employee experience. Use a inteligência de dados para garantir a documentação adequada dos perfis de comportamento e entenda como melhorar a qualidade de cada processo.

Feedback contínuo

Outro ponto importante é a entrega de um feedback contínuo sobre as ações dos empregados. Muitas vezes o funcionário faz seu trabalho, mas não tem segurança suficiente para entender se está no caminho certo, nem se suas ações estão sendo reconhecidas e valorizadas pela empresa. Esse processo ajuda a orientar e motivar o público interno.

Reconhecimento e valorização

Além de ações como o feedback contínuo, reuniões, elogios e outras ações podem ser inseridas para ajudar o colaborador a se sentir uma parte muito importante da empresa. Campanhas para ajudar a reconhecer e valorizar os funcionários é um ponto muito importante, que pode ser executado em parceria com as lideranças da organização.

Capacitação e treinamentos

O processo de capacitação e treinamentos ajuda a inserir os colaboradores na cultura da empresa, sendo um momento não apenas para difundir conhecimento, mas principalmente de trocas. Esses eventos ajudam a fortalecer a imagem da empresa para os colaboradores, além de impulsionar a integração entre os mesmos.

Programa de benefícios

Outra iniciativa importante para o employee experience é a implementação de um programa contínuo de benefícios que reforce o reconhecimento da empresa. Essa ação incentiva os funcionários a se alinharem com a cultura organizacional, além de motivar e engajar quem atua de maneira coerente.

 

Confira as tendências da experiência do colaborador

Um dos principais pontos que otimiza o employee experience atualmente é o uso da tecnologia para a implementação de vários processos. Além de ter melhor custo-benefício, existem várias ferramentas como ERPs e CRMs que permitem uma maior compreensão de quem é seu público interno, além de ajudá-lo a se integrar com os processos da empresa.

Como você deve ter percebido, o employee experience, ou experiência do colaborador, é uma estratégia fantástica para ajudar o público interno a se identificar com a cultura organizacional e se sentir motivado a contribuir de maneira eficiente e proativa com os objetivos da empresa. Desde o processo da contratação é importante pensar nos pontos que contribuirão para oferecer uma experiência de qualidade.

Se você gostou deste artigo e quer receber mais materiais de qualidade, assine a nossa newsletter e garanta informações relevantes sobre gestão estratégica e gestão de pessoas direto na sua caixa de entrada!